Sigame

A União Europeia (UE) aprovou o pedido de derrogação anual de exportação de produtos de pesca de Cabo Verde em negociação há meses, anunciou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Filipe Tavares.

O ministro disse ainda à agência noticiosa Inforpress se aguarda apenas a publicação no jornal oficial da União Europeia e salientou o facto de todos os países-membros da UE terem provado o pedido de derrogação.

Luís Filipe Tavares disse ainda que Cabo Verde procura uma solução duradoura que deverá passar por um acordo comercial com a União Europeia para que não seja preciso fazer anualmente os pedidos de isenção.

Os atrasos relativamente à renovação da isenção de taxas aduaneiras levaram a empresa de transformação de pescado Frescomar, da ilha de São Vicente, a entregar, em Dezembro, um pré-aviso de despedimento a 301 trabalhadores.

O governo cabo-verdiano pediu à empresa que reconsiderasse a decisão, estimando para breve a renovação do regime que permite ao país exportar produtos de pesca com isenção aduaneira, tendo a empresa decidido suspender o pré-aviso e dado férias remuneradas aos trabalhadores. 

Fonte: Macauhub, 15/05/2017

Efetuar Login

Ainda não tem acesso? Registe-se

Esqueceu a sua password? Recuperar Password

Agendar compromisso

Tipo de contacto *

Data/Hora *