Sigame

 Em declarações à imprensa, no final da audiência que lhe foi concedida pelo Presidente da República, João Lourenço, António Costa disse que a mesma serviu para informar ao estadista angolano a existência das duas novas linhas de crédito, que se juntam às que já tinham sido disponibilizadas para as operações no Soyo, Zaire.Revelou, igualmente, que os créditos que estavam pendentes com Angola estão já ultrapassados, o que vai permitir estes dois investimentos avançarem.  
Produção de vacinas
António Costa anunciou que África vai passar a produzir, em larga escala, nos próximos tempos, vacinas contra a Covid-19, para fazer face à pandemia a nível global.O Chefe do Governo português, um dos participantes na cimeira França-África sobre o financiamento às economias africanas, disse que as mesmas vão ser produzidas na África do Sul. 

"Este trabalho conjunto, para dotar a África desta capacidade de vacinação, é muito importante”, frisou. António Costa disse estar previsto, ainda durante a presidência portuguesa na União Europeia, a aprovação de um programa denominado "Europa Global”, que prevê 80 mil milhões de euros de financiamento à cooperação e desenvolvimento, sendo que pelo menos 30 mil milhões serão dedicados à África Subsariana. 

"É uma medida muito significativa”, destacou. Tendo em vista a reestruturação da dívida de alguns países africanos, foi desenvolvido um trabalho quer com o Banco Mundial quer com o FMI, que passa pelo aumento dos Direitos de Saque Especial, com o compromisso de os países da União Europeia procurarem, entre si, contribuir com parte do direito de saque a quem tem esse direito e não o vai utilizar, a fim de o transferir para o financiamento das economias africanas, como forma de se dar um impulso grande ao continente africano.

Fonte: Jornal de Angola, 19/05/2021

Selecione por país

Efetuar Login

Ainda não tem acesso? Registe-se

Esqueceu a sua password? Recuperar Password

Agendar compromisso

Tipo de contacto *

Data/Hora *