Sigame

O Produto Interno Bruto (PIB) em Cabo Verde registou um aumento de 5,9% em volume, durante o 2º trimestre deste ano. Esta evolução resultou do maior contributo das despesas do Consumo Final e das Exportações, em termos homólogos. A aceleração do Consumo Final resulta, principalmente do aumento das despesas do Consumo Final da Administração Pública.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatísticas, no 2º trimestre de 2018, o PIB registou uma variação homóloga de 5,9%, em termos reais. Uma cifra superior em 2,4 pontos percentuais (p.p.) à verificada no 1º trimestre do mesmo ano. “O Consumo Final registou uma variação homóloga positiva de 4,2% no 2º trimestre de 2018 (-3,8% no trimestre anterior)”.

Para o Consumo Privado, houve um aumento de 0,3%, em termos reais no 2º trimestre deste corrente ano, o que traduziu numa aceleração, face à variação de -3,2% registada no 1º trimestre. Já o Consumo Público apresentou uma taxa de variação homóloga de 21,2% (variação -6,0% no trimestre anterior).

Em relação ao Investimento, foi registado uma variação homóloga positiva de 5,0%, em volume no 2º trimestre do mesmo período em análise (variação 2,3% no trimestre anterior), enquanto que as exportações e as importações aumentaram 27,7% e 16,7% em volume, respectivamente.

O relatório do INE-CV aponta que as exportações de Bens e Serviços, em volume, registaram no 2º trimestre, uma variação homóloga de 27,7% (11,5% no trimestre anterior) e as importações do mesmo sector, aumentaram 16,7%, em termos homólogos (-0,1% no 1º trimestre de 2018).

A mesma fonte admite que o Valor Acrescentado Bruto (VAB) a preços de base, registou no 2º trimestre de 2018, um crescimento homólogo de 5,4% em termos reais - mais 2,0 p.p que no trimestre precedente.

Referente ao ramo de Agricultura, o VAB diminuiu cerca de13,6% no 2º trimestre de 2018, contribuindo assim, negativamente, em -0,9 p.p na variação total do crescimento do PIB e no da Indústria Transformadora registou-se um aumento de 9,4% (25,3%, no 1º trimestre de 2018). Isto significa dizer que houve uma contribuição na ordem de 0,5 p.p. para a variação total do crescimento do PIB. Para o ramo da Construção, verificou-se um aumento do VAB de 8,6% neste mesmo período em análise, tendo uma contribuição de 1,1 p.p na variação total do crescimento do PIB.

Comparativamente ao mesmo trimestre de 2017, o VAB do ramo de Comércio apresentou, no 2º trimestre de 2018, uma variação homóloga de 8,0% em volume (6,3% no trimestre anterior), traduzindo-se numa variação homóloga do PIB, em 0,6 p.p. , enquanto que os ramos de Transporte, Alojamento e Restauração apresentaram, em termos reais, uma variação de -7,5% e 7,3%, no 2º trimestre, respectivamente (contribuindo em -0,7 p.p e 0,1 p.p, variação total do crescimento do PIB).

Por outro lado, o VAB do ramo da Administração Pública, acelerou para um crescimento de 14,7% no 2º trimestre (-5,1% no 1º trimestre de 2018), contribuindo assim, em 2,5 p.p na variação total do crescimento do PIB do País.

“Por sua vez, os Impostos Líquidos de Subsídios sobre os Produtos, em termos reais, apresentaram um crescimento homólogo de 9,1% no 2º trimestre, contribuindo em 1,3 p.p na variação total do crescimento do PIB”, indica o Relatório do INE-CV.

Ainda, no acumulado dos dois primeiros trimestres (1º semestre 2018), o crescimento é bem evidente, com destaque para as actividades da Pesca, da Indústria Transformadora, Electricidade e Água, Construção, Alojamento e Restauração, Administração Pública e também dos Impostos líquidos dos subsídios sobre os produtos.

Fonte: A Semana, Outubro/2018

Selecione por país

Efetuar Login

Ainda não tem acesso? Registe-se

Esqueceu a sua password? Recuperar Password

Agendar compromisso

Tipo de contacto *

Data/Hora *