Sigame

Em Março passado, o Ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Afonso Varela, por sinal segunda figura do Governo, reuniu-se com os parceiros internacionais em São Tomé e anunciou para o primeiro semestre deste ano, o anúncio da data das obras de reabilitação e modernização do aeroporto internacional de São Tomé e Príncipe. «O Governo está determinado em ainda este ano lançar essas obras. Esperamos ainda neste ano, neste primeiro semestre, anunciar a data de arranque dessas obras», afirmou Afonso Varela.

2017 está prestes a despedir-se, e a palavra de honra dada pelo Ministro da presidência aos parceiros internacionais e ao país, não encontram materialização. Publicamente o ministro ainda não retirou a promessa feita, e nem deu ao país qualquer explicação.

Aliás o país sente um arrefecimento súbito da euforia em torno das alegadas obras de alargamento da pista do aeroporto internacional, e de construção do porto em águas profundas, que marcou o início do ano.

Em Abril de 2017, quando o Primeiro Ministro Patrice Trovoada, visitou pela primeira vez a República Popular da China, a promessa do ministro da presidência ao país, acabou por ser reforçada com o balanço que o Chefe do Governo fez da sua visita.

Eram 146 milhões de dólares em donativo, incluindo a reabilitação do aeroporto como sendo uma prioridade cujas obras, segundo Patrice Trovoada, iriam iniciar ainda neste ano de 2017. «O aeroporto vai acontecer. O aeroporto é uma prioridade para arrancar ainda este ano», afirmou Patrice Trovoada em Abril passado.

O país precisa das duas infra-estruturas e todos os são-tomenses apoiam. Mas, 2017 já está a terminar. E como ficam essas palavras de sonho e tão prometedoras de 2017? Ainda faltam pouco mais de dois meses para o fecho ano ano. Quem sabe a boa surpresa vem aí? O arranque das obras do porto profundo e do aeroporto moderno de pista mais comprida!

Fonte: Téla Nón, 16/10/2017

Selecione por país

Efetuar Login

Ainda não tem acesso? Registe-se

Esqueceu a sua password? Recuperar Password

Agendar compromisso

Tipo de contacto *

Data/Hora *