Sigame

As novas notas da moeda de Angola, o kwanza, podem entrar em circulação ainda no primeiro semestre deste ano, anunciou segunda-feira, em Luanda, o governador do Banco Nacional de Angola (BNA), José de Lima Massano.

Ao esclarecer algumas questões apresentadas pelos membros da Assembleia Nacional, José de Lima Massano informou terem sido já introduzidas as recomendações feitas pelos deputados, consubstanciadas no “afinamento” da imagem do primeiro Presidente da República, Agostinho Neto e na manutenção da figura do “Pensador” (símbolo da cultura angolana).

O governador reforçou que a efígie passa a contar apenas com o rosto do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, ao contrário da actual que incluía a do ex-chefe de Estado, José Eduardo dos Santos.

A introdução da nova família de notas será progressiva, particularmente das denominações mais altas que serão emitidas e colocadas em circulação quando as condições do desenvolvimento económico assim o aconselharem.

As novas notas, no valor facial de 200, 500, 1000, 2000, 5000 e 10 mil kwanzas, denominada “Série 2020”, foram também ilustradas com as maravilhas naturais de Angola.

Nas cédulas de 200 kwanzas figuram as Pedras Negras de Pungo a Ndongo (Malange), na de 500 a Fenda da Tundavala (Huíla), na de mil a cordilheira do Planalto Central (Huambo), na de 2000 a Serra da Leba (Huíla), na de 5000 as ruínas da Catedral de São Salvador do Congo (Zaire) e na de 10 mil as Grutas do Zenzo (Uíge). 

Fonte: Macauhub, 14/01/2020

Selecione por país

Efetuar Login

Ainda não tem acesso? Registe-se

Esqueceu a sua password? Recuperar Password

Agendar compromisso

Tipo de contacto *

Data/Hora *