Sigame

Moçambique prevê exportar, até ao final do ano, 14 mil toneladas de pescado, volume que representa um aumento de sete por cento em relação a 2016, que foi de 13 mil toneladas, escreve o jornal Notícias.

Segundo o Instituto Nacional de Inspecção do Pescado (INIP), o aumento resulta de uma série de medidas como a fiscalização que as autoridades tomaram para garantir o aumento da produção.

Falando em Maputo, à margem de uma ação de formação da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), a directora do INIP, Lúcia Sumbana, revelou que até ao momento Moçambique atingiu 60 por cento da meta de exportação estabelecida para 2017.

Para o alcance dos resultados esperados, segundo a directora, o sector pesqueiro está a trabalhar para a apreensão e recolha de redes impróprias à pesca, que devastam produtos pesqueiros ainda na fase de desenvolvimento.

Sumbana disse igualmente que foi alargado o período de proibição de pesca o que permitiu obter resultados mais satisfatórios.

O sector das pescas representa cerca de quatro por cento do PIB de Moçambique.

Em 2016, Moçambique acumulou 300 mil toneladas de pescado capturado, mais 30 toneladas do que em relação a 2014.

Fonte: Aplop, 08/11/2017

Efetuar Login

Ainda não tem acesso? Registe-se

Esqueceu a sua password? Recuperar Password

Agendar compromisso

Tipo de contacto *

Data/Hora *