Sigame

O Banco de Poupança e Crédito, o maior banco comercial de Angola, deverá retomar este mês a concessão de crédito tanto a empresas como a particulares, depois de ter sido alvo de uma operação de capitalização no montante de 180 mil milhões de kwanzas (824 milhões de dólares) através de uma emissão de dívida pública, de acordo com informação oficial.

A garantia foi dada recentemente pelo presidente do Conselho de Administração, Alcides Safeca, que recordou que o Banco de Poupança e Crédito suspendeu a concessão de crédito há cerca de dois anos devido ao elevado montante de crédito malparado.

O jornal angolano O País escreveu que o valor da carteira de crédito malparado que o BPC previa vender à sociedade estatal Recredit, no âmbito do plano de capitalização da instituição financeira, ascendia a 231 mil milhões de kwanzas (1057 milhões de dólares).

O Banco de Poupança e Crédito tem balcões nas 18 províncias de Angola e é o maior banco comercial do país, com 444 balcões de atendimento, tendo a sua criação, em 1991, sido precedida por outras instituições que, desde 1956, lhe deram origem.

A Recredit é uma sociedade detida pelo Estado com “o objectivo de apoiar a recuperação da banca nacional, especificamente da banca pública” que tem estado a negociar a aquisição do crédito malparado de cinco bancos comerciais angolanos, de Poupança e Crédito, de Comércio e Indústria, Angolano de Investimentos, Keve e de Negócios Internacional.

Fonte: Macauhub, 09/04/2018

Efetuar Login

Ainda não tem acesso? Registe-se

Esqueceu a sua password? Recuperar Password

Agendar compromisso

Tipo de contacto *

Data/Hora *