Sigame

O presidente do Conselho de Administração (PCA) da Empresa de Produção de Electricidade (Prodel) anunciou ontem ao Jornal de An-gola, no Lubango, o início da segunda fase de reabilitação da Central Hidroeléctrica da Matala, Huíla, para elevar os índices de disponibilidade.

José António Neto, que prestou a informação à margem de um encontro com o Governo Provincial da Huíla, garantiu que as condições estão reunidas e, no decurso do segundo semestre deste ano, acontece o acto de consignação para o empreiteiro iniciar a mobilização das obras e a execução dos trabalhos de reabilitação orçados em 106 milhões de dólares.

A segunda fase consiste na reabilitação electromecânica da central dos equipamentos de produção, por forma a melhorar o desempenho e aumentar os índices de disponibilidade, apontou o PCA da Prodel.
Informou que a Central da Matala (180 quilómetros a leste da cidade do Lubango) tem uma capacidade instalada de 27 megawatts (mw) e uma disponibilidade de apenas 50 por cento, com a reabilitação projectada para elevar a capacidade em 27 megawatts adicionais como resultado da recuperação dos grupos geradores.

A acção vai resultar na substituição da energia térmica pela hídrica, um processo já na agenda do Executivo. “Acompanhámos os anúncios feitos pelo Presidente da República, João Lourenço, durante a sua visita à província da Huíla e já estão em curso determinadas tarefas ligadas ao processo administrativo para a contratação desses serviços que vão representar um valor acrescentado neste processo de estabilização energética na província da Huíla”, afirmou José António Neto.

“Com a interligação, vai-se elevar a disponibilidade, uma vez que a energia eléctrica de fonte hídrica que está a ser produzida no Médio Kwanza e na Bacia do Gove, província do Huambo, vai chegar à província da Huíla”, acrescentou o presidente do Conselho de Administração.

José António Neto informou que, actualmente, o país está a produzir cerca de 4.900 mw de electricidade, 256 dos quais na região sul, em que 27 mw são de origem hídrica e 206 de origem térmica.

Conselho Consultivo
O presidente da Prodel um Conselho Consultivo do Ministério da Energia a realizar em Julho no Lubango, onde são perspectivadas acções futuras no domínio da produção, transporte e distribuição de energia.

As principais propostas da visita de José António Neto, que integra uma delegação do Ministério da Energia e Águas à Huíla, são criar as condições para a realização do 6º Conselho Consultivo daquele Ministério.

Durante a estadia no Lu-bango, a delegação efectua visitas às infra-estruturas de produção, distribuição e fornecimento de energia eléctrica, avalia o estado técnico das infra-estruturas e discute acções com técnicos para implementar tarefas que visam a recuperação de capacidades que estão fora de serviço, por forma a aumentar os índices de produção.

Fonte: Jornal de Angola, 04/07/2019

Efetuar Login

Ainda não tem acesso? Registe-se

Esqueceu a sua password? Recuperar Password

Agendar compromisso

Tipo de contacto *

Data/Hora *