Sigame

O Governo timorense anunciou ter aprovado a assinatura do novo Programa-Quadro de Cooperação no Domínio da Defesa com Portugal, que vai vigorar até 2022 e deverá ser firmado na próxima semana.

O Governo timorense anunciou esta quinta-feira ter aprovado a assinatura do novo Programa-Quadro de Cooperação no Domínio da Defesa com Portugal, que vai vigorar até 2022 e deverá ser firmado na próxima semana, em Lisboa. Em comunicado, o Conselho de Ministros timorense informa que o novo programa, que revê aspetos da cooperação bilateral iniciada em 2002, foi aprovado na terça-feira

O novo programa, válido para os próximos cinco anos, deverá ser assinado na próxima semana, em Lisboa, durante a visita a Portugal do ministro da Defesa timorense, Cirilo Cristóvão. O programa “inclui vários projetos de cooperação no domínio da Defesa, com especial incidência na capacitação institucional, de formação de recursos humanos e do uso da língua portuguesa”, indicou.

 O Acordo-Quadro de Cooperação entre os dois países foi assinado em 20 de maio de 2002, alinhando objetivos estratégicos para a cooperação global entre Timor-Leste e Portugal.

Na reunião de terça-feira o Conselho de Ministros aprovou também uma proposta do Ministério da Defesa sobre o efetivo a incorporar nas Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL) a partir de 2018, em cumprimento das orientações estratégicas do plano Força 2020. “O efetivo anual a incorporar nas F-FDTL, a partir de 2018, será de 600 homens/mulheres, na classe de praças”, referiu o comunicado.

Fonte: Observador, 18/05/2017

Efetuar Login

Ainda não tem acesso? Registe-se

Esqueceu a sua password? Recuperar Password

Agendar compromisso

Tipo de contacto *

Data/Hora *