Sigame

Ogabinete do projecto Mpanda Nkuwa, um aproveitamento hidroeléctrico a ser construído no rio Zambeze, em Moçambique, para reforçar a quantidade de energia eléctrica a ser transportada pela linha Tete-Maputo, entrou oficialmente em funções, informou o vice-ministro dos Recursos Minerais e Energia, Augusto Fernando.

O vice-ministro, citado pela Rádio Moçambique, disse ainda que o Gabinete de Implementação do Projecto Hidroeléctrico de Mphanda Nkuwa (Gmnk) tem, para já um director e um consultor que terá a função de rever todo o projecto, concebido em 2008 por diversos consórcios.

Augusto Fernando disse ainda que o gabinete vai centrar a sua actividade na análise de viabilidade do projecto a partir de estudos de impacto ambiental e hidrológico, entre outros elementos, sendo que se espera poder iniciar a construção do referido aproveitamento num período de tempo estimado em cinco anos.

O Presidente Filipe Nyusi disse em Agosto de 2018 que o aproveitamento hidroeléctrico de Mpanda Nkuwa é um “empreendimento estruturante” e anunciou o fim da concessão ao consórcio liderado pelo grupo moçambicano Insitec e pela construtora brasileira Camargo Corrêa, com 40% cada, a que se juntava a estatal Electricidade de Moçambique.

Nyusi disse ainda que a Electricidade de Moçambique e a Hidroeléctrica de Cahora Bassa “possuem capacidade e competência técnica e financeira para a estruturação do projecto, o que irá evitar a obstrução e o atraso que se verifica, por um lado, e contribuirá para a redução do seu custo por não envolver intermediários, pelo outro.”

Fonte: Macauhub, 14/10/2019

Efetuar Login

Ainda não tem acesso? Registe-se

Esqueceu a sua password? Recuperar Password

Agendar compromisso

Tipo de contacto *

Data/Hora *