Sigame

O carvão mineral foi o produto mais exportado por Moçambique no primeiro trimestre de 2017, superando o alumínio, de acordo com o primeiro Resumo Mensal de Informação Estatística divulgado terça-feira pelo Banco de Moçambique.

O carvão exportado no período em análise, que representou 33,4% de todas as vendas ao estrangeiro, proporcionou uma receita de 326,1 milhões de dólares, um aumento de 200,5% relativamente ao contabilizado no primeiro trimestre de 2016.

O carvão mineral e o alumínio (com exportações no valor de 249 milhões de euros, um aumento homólogo de 29,5% e um peso de 25,5%), representaram em conjunto 58,9% de todas as exportações de Moçambique no período em análise.

Nos primeiros três meses do ano, Moçambique vendeu ao estrangeiro bens sem fretes nem seguros (“free on board” FOB) no valor de 976,61 milhões de dólares, um acréscimo de 40,1% comparativamente ao número contabilizado no período homólogo de 2016.

O resumo mensal divulgado pelo banco central adianta que os grandes projectos – em que se incluem precisamente os de exploração de carvão mineral e de produção de alumínio a partir de depósitos de bauxite – representaram 80,3% de todas as exportações de Moçambique, sendo a diferença para a unidade constituída pelas exportações tradicionais de Moçambique, como camarão, amêndoa de caju, algodão, açúcar e tabaco.

Os grandes projectos incluem igualmente a exploração de gás natural na província de Inhambane (com vendas de 72,4% milhões de dólares e um peso de 7,4%) bem como a exploração de depósitos de areias pesadas, principalmente em Moma, província de Nampula, que proporcionou uma exportação no valor de 42,8 milhões de dólares, dispondo de um peso de 4,4%.

Fonte: Macauhub, 15/06/2017

Selecione por país

Efetuar Login

Ainda não tem acesso? Registe-se

Esqueceu a sua password? Recuperar Password

Agendar compromisso

Tipo de contacto *

Data/Hora *