Sigame

O Ministério da Agricultura e Florestas de Angola iniciou em 2019 um programa de investimento com uma dotação de 122,2 milhões de dólares na recuperação do Pólo Agro-industrial de Quizenga, localizado no município de Cacuso, visando a sua reactivação, após cerca de 5 anos de paralisação, informou o titular da pasta.

As obras, que se iniciaram em Agosto de 2019, com conclusão prevista para o ano de 2021, consiste na desmatação de cinco mil hectares, dos quais três mil destinados à agricultura comercial e dois mil para pequenos agricultores familiares, onde se procura atingir uma produção anual de 20 mil toneladas de milho, cinco mil de feijão e 3500 de soja.

O ministro da Agricultura e Florestas, António Francisco de Assis, durante uma visita ao projecto, adiantou terem sido já desmatados 700 hectares dos cinco mil previstos, para que ainda este mês sejam cultivados os primeiros 400 hectares de milho.

Segundo o ministro, a iniciativa contempla ainda a construção de uma barragem de aproximadamente 12 metros de altura e 535 de largura sobre o rio Lutete, de modo a suportar a rede de irrigação, além do centro de formação de técnicos e fornecimento de 47 equipamentos agrícolas diversos, tendo como foco a transformação do pólo num centro de produção agro-industrial modelo.

Na fase de construção de infra-estruturas, o pólo vai gerar 180 postos de trabalhos directos e outros 100 na etapa operacional do seu complexo industrial.

Iniciado em 2010, o pólo agro-industrial de Quizenga foi projectado para produzir essencialmente milho e feijão, bem como a criação de gado bovino, destinado à produção de carne. 

Fonte: Macauhub, 04/02/2020

Efetuar Login

Ainda não tem acesso? Registe-se

Esqueceu a sua password? Recuperar Password

Agendar compromisso

Tipo de contacto *

Data/Hora *