Sigame

O BNA está decidido a conseguir a estabilidade dos preços e a protecção do sistema financeiro, afirma o seu governador, José de Lima Massano, na mensagem que escreve no relatório e contas do Banco Central respeitante a 2018.

A economia interna caminha para uma maior estabilidade com a implementação do Programa de Estabilização Macroeconómica, a redução da taxa de inflação e a obtenção de um excedente fiscal global, incluindo o serviço da dívida, considera o governador do Banco Nacional de Angola, José Massano, na mensagem que encima o relatório de contas do banco central. O BNA está empenhado na reforma do mercado cambial e na prudência. Massano destaca o abandono da paridade fixa da moeda nacional (com a Kwanza a depreciar cerca de 45% desde o início do ano face ao euro e mais de 42% face ao dólar), bem como reforçar o sistema bancário contra eventuais riscos.

O BNA elevou o nível mínimo do capital social e fundos próprios regulamentares que os bancos comerciais devem manter. "O objectivo principal desta medida foi dotar o sistema bancário de capital suficiente para suster quaisquer choques relacionados com os riscos de mercado. Em 2019, daremos continuidade a este processo por via de uma Avaliação da Qualidade dos Activos de 12 bancos que concentram 90% dos activos do mercado", explica o governador do "Caminha-se para uma maior estabilidade económica", considera Massano arq uivo banco central. Realce ainda para o Fundo de Garantia de Depósitos, que acautela os depósitos dos consumidores face a problemas do seu banco e para o estabelecimento de serviços mínimos bancários.

Fonte: Plataforma, 07/05/2019

Efetuar Login

Ainda não tem acesso? Registe-se

Esqueceu a sua password? Recuperar Password

Agendar compromisso

Tipo de contacto *

Data/Hora *